sábado, 21 de abril de 2007

Entrar para o CNE

Entrar para o CNE



Entrar para o CNE é fácil. Com mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o país, é muito provável que exista um perto de si. Se não sabe a localização ou o contacto do agrupamento mais perto de si, poderá obter essa informação junto dos nossos Serviços Centrais (telefone: 213 933 650 ou e-mail cne(at)cne-escutismo.pt ).


Quotização

Cada escuteiro terá de pagar uma quota anual que engloba os custos com o seguro escutista e com o funcionamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) aos seus diversos níveis (nacional,regional ou de núcleo). Numa organização com cerca de 70.000 membros, as despesas com a administração e com a animação e formação dos recursos adultos são substanciais. Em média, o valor da quota anual, destinada aos níveis atrás indicados ronda os 10 euros.

Cada agrupamento do CNE tem o seu próprio orçamento e como tal pode decidir o montante e o modo de cobrança da sua quota anual, motivo pelo qual deverá questionar previamente, a este respeito, a chefia do agrupamento a que se quer aderir.

Uniforme

Logo que faça a sua promessa, o escuteiro necessitará do seu uniforme, o qual poderá ser adquirido em qualquer das lojas escutistas que compõem o Depósito de Material e Fardamento do CNE. Em média, um uniforme novo completo custa em cerca de 45 euros.

Equipamento

O agrupamento local é normalmente proprietário ou, pelo menos tem acesso a um vasto leque de dispendiosos materiais de acampamento ou de aventura, tais como tendas, cordas, equipamento de cozinha ou até mesmo canoas ou barcos. O custo destes equipamentos é normalmente suportado através de patrocínios ou de campanhas de angariação de fundos. Quando a sua filha ou o seu filho entrar para o escutismo, poderá beneficiar do esforço que o agrupamento realiza ao longo dos anos para adquirir estes recursos.

Equipamento Pessoal

Eventualmente, o seu filho terá de adquirir algum equipamento pessoal, como por exemplo, uma marmita, um saco cama, uma mochila, um colchonete, etc. Á medida que vai crescendo e progredindo na sua vida escutista, o seu filho vai querer outros tipos de equipamento. Apesar disso, não é necessário comprar todo o material de uma vez, podendo aproveitar estas ideias para prendas de aniversário ou de Natal.

Vale sempre a pena comprar material de boa qualidade, que dure muito tempo e que se mantenha adequado durante vários anos. Procure o conselho do Chefe de Unidade ou visite as nossas lojas escutistas, cujos funcionários têm a experiência necessária para o ajudar a escolher o material mais adequado.

Em resumo …

Em resumo, o Escutismo tem um custo associado, assim como tudo neste mundo, mas pode ter a certeza que não precisa de comprar tudo já amanhã.

Apesar disso, se tiver problemas em suportar o custo associado ao Escutismo, não hesite em contactar o Chefe de Agrupamento ou de Unidade que o ajudarão a encontrar os meios para ultrapassar essa limitação.

O mais importante é o seu apoio à sua filha ou ao seu filho ao longo da sua vida escutista, não apenas com dinheiro mas sobretudo com carinho e encorajamento. É importante falar regularmente com o Chefe de Unidade da sua filha ou do seu filho e ainda com outros pais de crianças na unidade. Não se surpreendam se nós pedirmos a vossa ajuda para a organização de várias actividades ao longo do ano, uma vez que não sobreviveremos sem o vosso auxílio.

Sem comentários: