sexta-feira, 20 de abril de 2007

"O Escutismo"

"O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço".
Baden-Powell, Fundador do Escutismo

OBJECTIVOS:

O desenvolvimento da PERSONALIDADE - Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.

O desenvolvimento da CRIATIVIDADE - Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.

O desenvolvimento da SOLIDARIEDADE - Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.

O desenvolvimento da SAÚDE - Tornar-se responsável pela sua própria saúde, viver em harmonia com o seu corpo.

O desenvolvimento do SENTIDO DA VIDA - Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.


ESCUTISMO: EDUCAÇÃO PELA NATUREZA E AMBIENTE "Para aqueles que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, a floresta é simultaneamente um laboratório, um clube e um templo."
Baden-Powell, A Caminho do Triunfo O Escutismo vê na Natureza um lugar privilegiado para o desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual dos jovens. O contacto com a Natureza é um elemento fundamental do ser escuteiro.


ESCUTISMO: EDUCAÇÃO PARA A NATUREZA E AMBIENTE "Deus permitiu-nos nascer num mundo repleto de belezas e maravilhas; Ele deu-nos não apenas os olhos para ver mas também inteligência para compreender.
Baden-Powell, Última Mensagem às Guias - Imaginar, experimentar, observar, explorar, tantos caminhos para: - Descobrir e compreender a Natureza e o ambiente, os seus equilíbrios e os perigos que os ameaçam; - Transformar mulheres e homens, preocupados em viver de harmonia com a Natureza e o ambiente. "Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes."
Baden-Powell, Última mensagem aos Escuteiros do Mundo Sentir-se responsável pelo futuro da Terra é: - agir no seu grupo; - agir na sua vida e mudar os comportamento quotidianos; - agir com a sua comunidade, por uma vida mais harmoniosa com a Natureza.


O grande objectivo do Escutismo é formar o Homem todo e todo o Homem.

Sem comentários: