sexta-feira, 20 de abril de 2007

Estrutura dos escuteiros ( CNE )

Estrutura dos Escuteiros (CNE)

Os escuteiros estão divididos em agrupamentos, que têm normalmente um número e um local, por exemplo: Agrupamento 757 alcantara, fazem parte de um grupo e de uma zona.Dentro de todos os agrupamento existem as secções, consoante as idades e funções dos escuteiros:

LOBITOS Idade: dos 6 aos 10 anos.Organização: em bandos (sendo estes normalmente denominados por cores) por exemplo: bando castanho, bando branco, bando cinzento, etc.As suas actividades chamam-se: caçadas, vivem o imaginário do Livro da Selva (de Rudyard Kipling).O local onde se juntam é o: covil.O seu patrono é: S. Francisco de Assis.


EXPLORADORES Idade: dos 10 aos 14 anos.Organização: em patrulhas (denominadas por nomes de animais) por exemplo: patrulha águia, tigre, canguru, etc.As suas actividades chamam-se: aventuras. O local onde se juntam é a: cabana. O seu patrono é: S. Jorge.


PIONEIROS Idade: dos 14 aos 17 anosOrganização: em equipas ( tendo estas nomes de heróis, santos ou pessoas famosas) por exemplo: equipa Vasco da Gama, S. Pedro, etc.As suas actividades chamam-se: empreendimentos. O local onde se juntam é o: abrigo. O seu patrono é: S. João de Brito.


CAMINHEIROS Idade: dos 18 aos 22 anosOrganização: em equipas (tendo estas nomes de homens que lutaram pelo ideal de um "homem novo") por exemplo: equipa Ghandi, etc.O grupo chama-se: clã.As suas actividades chamam-se: caminhadas. O local onde se juntam é a: base. O seu patrono é: S. Paulo.


DIRIGENTES Têm como função a organização e a direcção dos agrupamentos, grupos e zonas.

Sem comentários: